Historial do bairro Luis Cabral


Luís Cabral−Chinhembanine: origem, Dinâmica e percurso Histórico 1975.
  
É difícil em poucas linhas falar ou tratar de um bairro como Chinhembanine, com características peculiar e similar a tantos bairros da cidade de Maputo. Não – se sabe de concreto a origem do bairro, mais as evidências nos faz levantar três teorias׃ (I) crescimento urbano registada nas décadas 1940 á 60, (II) o facto de o bairro estar entre as principais vias que ligam Moçambique a outras províncias e os países Vizinhos (estamos a falar concretamente da linha férrea Maputo − Transval, Avenida de Moçambique e da Witbank) e a terceira e a ultima teoria, esta aliada ao facto desta localizar – se na costa e ser atravessado pelo rio Mulahuze onde as população poderiam praticar a pesca e agricultura.
 As evidências mostram que os primeiros habitantes eram pescadores, estes cansados de fazer movimentos pendulares, e alguns deles as casas que residiam nos bairros de origem eram arrendadas, decidem fixar pequenos acampamentos de modo a facilitar a sua estadia ao mesmo tempo que conseguiam angariar muito peixe ao retomar as suas zonas de origem. Estes acampamentos foram fixados na zona interior conhecido por Mucumbelene, e muitos dos seus proprietários eram provenientes da província de Inhambane constituídos na sua maioria por indivíduos da etnia Chope e Tswa dando assim o nome de Chinhembanine o Bairro.

Administração
 Até 1975, o bairro pertencia a Junta local da Munhuana, no distrito de Lourenço Marque, e era controlado por um regulado de nome Matipote e depois substituído pela rainha Tembe, estes eram encarregues para a solução de quaisquer problemas do bairro, em casos mais graves passava para a polícia local, que nessa altura a mesma fazia patrulha de cavalos.

Infra-estrutura
No que tange as infra-estruturas a agua para o consumo era cartada no posto policial, e para outras actividades (Banho e lavar a roupa), este precioso líquido era encontrado no charco do rio Mulahuze, o mercado estava situado na zona onde hoje pertence a Honda, e na altura era designado por missagerene e havia uma loja onde os nativos podiam fazer compras e empréstimos esta pertencia a um cidadão de descendência Afro – Europeia, que os residentes do bairro apelidaram− no de Mulungo ntima que quer dizer Branco escuro a segunda loja estava mais para o interior pertencia ao Sr. Fernando também de origem Europeia. Para questões de saúde vacinação a população recorria o posto de saúde que localizava – se na zona onde actualmente pertence a SONEFE. A maior parte dos residentes do bairro frequentavam a Missão José de Lhanguene, e outros frequentavam as igrejas protestantes.

 Desporto e Recreação
No que diz respeito a prática de actividades de carácter desportiva e cultural, existia um local que se chamava comité, onde os nativos apresentavam suas recriações artísticas através de danças tradicionais, e não só podia−se observar a venda de bebidas alcoólicas tradicionais, o interessante é que aqui podíamos encontrar manifestações artísticas de grupos de diferentes etnias.
 No que tange a área desportiva havia no bairro um torneio desportivo onde encontrávamos varias equipas dos nomes mais sonantes são׃ Foguetão, Durban e Ferroviário da Machava, esta última pertencia ao conselho da Machava, espaço para prática desta actividade eram várias a nível.

    Por: André Chavane



[1][1] Movimento de vai e vem